segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pixinguinha e o Teatro


Por volta de 1926, Pixinguinha foi procurado pelo compositor De Chocolat – pseudônimo usado por João Cândido Ferreira -, que queria continuar uma conversa iniciada em São Paulo. Na Capital paulista ele expusera a Pixinguinha a idéia de montar um espetáculo teatral no qual todos, atores, atrizes e músicos, fossem negros. O caminho já estava sedimentado em virtude da sociedade feita com o português Jaime Silva, o único branco do grupo, já tinha fundado a Companhia Negra de Revistas e alugado o Teatro Rialto.

Faltava montar o elenco, contratar os músicos e o maestro. As composições ficariam a cargo do pistonista e compositor Sebastião Cirino, cuja carreira seria marcada pelo sucesso de sua criação “Cristo Nasceu Na Bahia”, em parceria com o bailarino Duque. E enfrentar o racismo contra a idéia e o projeto.

Ao aceitar o convite, Pixinguinha viabilizou o sonho de De Chocolat e o seu, ou seja, a oportunidade de trabalhar ao lado de Jandira Aimoré, que conhecera em temporada anterior no Teatro Coliseu Santista, na cidade de Santos, onde a conversa com De Chocolat se iniciara.

Além de Jandira, o elenco contava com nomes como Djanira Flora, Alice Gonçalves, Waldemar Palmier, Rosa Negra (sambista que participaria da fundação de escolas de samba em São Paulo) e a irmã da estrelíssima Aracy Cortes, Dalva Espínola, que, seguindo a tradição familiar, era quem cantava o grande sucesso do espetáculo, no caso, “Cristo Nasceu Na Bahia”.

O toque exótico de “Tudo Preto” ficava por conta de uma dançarina conhecida como Miss Monsque, era anunciada como bailarina africana, mas, inexplicavelmente, se apresentava com roupa de índia norte-americana.

A orquestra – na qual, além do pistom de Sebastião Cirino, destacava-se o sambista Donga, no ponteio do seu famoso violão -, regida por um empertigado e encasacado Pixinguinha, foi motivo de excelentes críticas por parte dos jornais, que se surpreenderam com o resultado do espetáculo, pois, num racismo sem disfarces, esperavam algo de baixa qualidade.

Pixinguinha firmava-se como maestro-regente e orquestrador. “Tudo Preto” ficou em cartaz por dois meses, com expressiva presença de público, que animou De Chocolat a reinvestir na sua idéia, e no dia 3 de setembro de 1926, nova estréia movimentava o elenco da Companhia Negra de Revistas, no mesmo Teatro Rialto.

O espetáculo chamava-se “Preto no Branco”, escrito por Waldemiro di Roma e com músicas de um maestro recém-chegado de São Paulo, jovem talentoso e que seria um dos herdeiros de Pixinguinha, na arte da orquestração. Aconteceu ali o primeiro encontro entre Lírio Panicalli – depois um dos mais importantes maestros da MPB, principalmente em sua fase de arranjador na Rádio Nacional – com seu mestre Pixinguinha.

O êxito foi maior ainda, elogios gerais e destaque como sempre para o trabalho musical liderado “pelo maestro Pixinguinha”, conforme o identificava a imprensa da época.

temporada teve final tumultuado por questões trabalhistas, e a Companhia Negra de Revistas só voltou a se reunir para excursionar pelo Brasil, já então com um novo jovem ator no elenco: Grande Otelo.


Em São Paulo Pixinguinha e Jandira casaram-se em cartório do bairro do Brás. Depois de Belo Horizonte, a estrela abandonou o teatro e Pixinguinha seguiu sua carreira gloriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário