segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MARCIO VIEIRA E O CIRCO TEATRO UDI GRUDI


Nasceu no Rio de Janeiro em 1959. Gradua-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília em 1985. Estuda na Escola de Música de Brasília de 1978 a 1980.

Inicia a pesquisa na construção de instrumentos musicais de matérias primas alternativas, sucata etc. Funda o grupo "Mão Suja", que utilizava os seus instrumentos. Foi membro do Liga Tripa e do grupo "Músicas-à-Tentativa". Este último, surgido do "Mão Suja", também utilizava os instrumentos de Márcio, em uma proposta musical com uma certa influência da música erudita de vanguarda.

Em teatro participa como ator e músico das peças: "Capital da Esperança" com o Grupo Carroça, direção de Humberto Pedrancini, se apresentando em Brasília e em diversas capitais brasileiras no "Projeto Mambembão"; "A Hora e a Vez do Jumento", de Orlando Tejo e Esmeraldo Braga, direção de J. Pingo; e da primeira peça do Circo Udi Grudi em 1982, participando de suas atividades até 1986.

Inicia a produção de instrumentos musicais profissionalmente. Suas kalimbas são comercializadas no Brasil e na Alemanha. Além da kalimba produz outros instrumentos de sua criação como o Carrilhão Multitonal, o Girassino e muitos outros. Desenvolve instrumentos musicais para o Hospital Sarah Kubtschek utilizados no tratamento e desenvolvimento de habilidades motoras de deficientes físicos. Em 84 obtém bolsa de pesquisa do CNPq com projeto de técnicas e materiais para construção de instrumentos musicais, desenvolvendo práticas e realizando estudos teóricos de física acústica e teoria musical.

Participa do II Percpan em Salvador participando de Oficinas com Nana Vasconcelos, Hermeto Pascoal dentre outros. Há vários anos ministra oficinas de acústica e construção de instrumentos na Escola de Música de Brasília, UnB e em escolas do DF e Goiás. Em 95 realiza uma exposição de seus instrumentos no Espaço Cultural 508 Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário