sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Parceria Música e Teatro: Grupo Galpão e Grupo de Choro do CEFAR


Portal EmDiv, de Minas Gerais.

A temática central é a discussão sobre o lixo. Segundo Eduardo Moreira, "num mundo cada vez mais afundado no consumismo e no desperdício, o problema do lixo e do consumo salta aos nossos olhos". Assim, várias questões foram levantadas na produção do espetáculo, que trata da reciclagem e do reaproveitamento do lixo, da profusão dos descartáveis, do lixo tecnológico, do meio ambiente e do aquecimento global, mas sempre de maneira lúdica. O objetivo não é ensinar apenas, mas divertir.

"Queríamos algo que fosse vivo e atual e que conferisse sinceridade a esses estranhos personagens perdidos na 'esquina dos aflitos' ", completa o diretor.

O Galpão Cine Horto, Centro Cultural do Grupo Galpão, foi fundado em 1998 e é voltado para o desenvolvimento de pesquisas e criação em artes cênicas. A proposta é ser um espaço aberto à comunidade, que facilite o compartilhamento de idéias e a aproximação com o teatro.

O repertório é basicamente composto pelo gênero "choro". Odeon, Brejeiro, Tico-Tico no Fubá e Na Glória são músicas certas no show, mas interpretadas de forma diferente das originais. Em Brejeiro, de Ernesto Nazareth, há traços de bossa nova e existe um momento de valsa em Na Glória, de Ary Santos e Raul de Barros. "Todos os arranjos são feitos por nós na hora do ensaio, e tentamos fugir do convencional e introduzir novos elementos", conta Marilene Trotta, coordenadora e percussionista do conjunto.

A experimentação com a música é marca do grupo de choro CEFAR, que trabalha com instrumentos pouco convencionais, como o glockenspiel, típico de orquestras, o vibrafone, tradicional do jazz, o xilofone e a marimba de vidro. "Nós usamos esse tipo de instrumento para fazer um som diferenciado, e o público costuma gostar muito, fica curioso", explica Marilene Trotta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário